Enfermagem e Suas Teorias (Blog N. 393) Parceria: O Porta-Voz e Painel do Coronel

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermagem

ROSALDA PAIM

Com fundamentação, principalmente, na Teoria Geral dos Sistemas, na Cibernética, na Teoria de Informações e na Ecologia e, em conhecimentos específicos das áreas de saúde e de enfermagem, formulamos os princípios da Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermagem que, por razões didáticas, dividimos em três grupos:

- Princípios Específicos - próprios da Enfermagem.

- Princípios Comuns - relativos às ciências de saúde e à ciência de enfermagem.

- Princípios Básicos - aplicáveis a quaisquer ramos do conhecimento científico, integrando simultaneamente, a Teoria Sistêmico-Ecológica Cibernética de Enfermagem e o quadro de referência da teoria - o Sistemismo Ecológico Cibernético.

A seguir, serão enumerados todos os princípios da teoria, mas, enunciaremos, apenas, alguns:

Princípios Específicos da Teoria Sistêmico Ecológica Cibernética de Enfermagem

1 - Enfermagem Sistêmica

2 - Enfermagem Ecológica

3 - Enfermagem Cibernética

4 - Formação Generalista

5 - Papel Integrador

6 - Delimitação Legal

6 - Principio do Processo Saúde/Doença

7 - Extrapolação do Ciclo Vital

9 - Enfermagem do Espaço Social

10 - Humanização

11 - Holismo

12 - Administração das Trocas

13 - Transferência de Negentropia

14 - Logístico

15 - Independência Nosológica

16 - Utilidade Nosológica

17 - Independentização da Assistência

18 - Cuidados Contínuos

19 - Interação e Sinergia

20 - Ações Simultâneas

21 - Adequação do Ambiente

22 - Priorização da Fisiologia

23 - Respostas às Necessidades

24 - Proteção de Barreiras

25 - Adaptação

26 - Universalidade da Assistência

27 - Assistência Individualizada

28 - Ações Simultâneas

29 - Adequação do Ambiente

Enunciamos, a seguir, alguns dos Princípios acima mencionados:

Princípio das Respostas às Necessidades

Os cuidados de enfermagem representam respostas a uma gama de necessidades básicas e específicas (sentidas ou não) do ser humano (família, comunidade), as quais variam, segundo as condições hereditárias, ambientais/ culturais, constituintes de aspectos universais e individuais das pessoas e, de situações particulares, como a faixa etária, natureza e estágio de evolução do processo saúde/doença e outras.

A fim de se prestar adequados cuidados de enfermagem ao ser humano devem ser identificadas as condições de aportes, transportes e alterações do metabolismo, deficiências de eliminações (retenções) de matéria no organismo, condições de equilíbrio energético, expressos pela normalidade ou modificações das constantes químicas e físicas que caracterizam os desvios da homeostasia, incluindo as condições do processo comunicativo da pessoa assistida.

Princípio da Universalidade da Assistência

Em virtude de características inerentes à espécie humana, todas as pessoas têm necessidades comuns de assistência de enfermagem, independentemente da nacionalidade, raça, sexo, religião, nível cultural ou outros quaisquer atributos ou fatores.

Corolário:

- Independentemente da assistência particularizada e individualizada (Especificidade da Assistência), como prescreve o Princípio seguinte, todas as pessoas devem receber cuidados genéricos (comuns a todas as pessoas).

Princípio dos Cuidados Individualizados

Em função da concorrência do seu patrimônio genético e das condições históricas e instantâneas de relações de intercâmbios com o ambiente, cada homem constitui um ser único e, por isso, necessita de assistência de enfermagem particularizada e individualizada, além daquelas devidas a todo e qualquer integrante da espécie.

Corolário:

- A assistência de enfermagem deve ser ajustada às condições culturais, faixa etária, nível sócio/econômico/educacional e estágio do processo vida, da natureza da entidade mórbida e do processo evolutivo da doença, além de outros aspectos, a critério do enfermeiro.

- A variabilidade das experiências individuais (culturais) decorrentes da Ação do Meio (Fenótipo) que atuam sobre o substrato genético (Genótipo), exige o ajustamento da assistência de enfermagem às necessidades de cada grupo social e de cada pessoa de per si, além de se considerar as necessidades comuns a todos os seres humanos.

Princípio das Ações Simultâneas

O enfermeiro, ao atuar sobre o sistema humano ou qualquer unidade por ele administrada, deverá fazê-lo, sempre e simultaneamente, sobre o ambiente respectivo, a fim de facilitar o processo de trocas de matéria, energia e informações entre ambos.

Princípio da Adequação do Ambiente

A fim de facilitar o equilíbrio das trocas de matéria, energia e informações entre o sistema humano ou qualquer outro por ele administrado e, o ambiente respectivo, as ações do enfermeiro devem ser exercidas, também, no sentido de ajustar o meio às necessidades e aos propósitos dos referidos sistemas.

Os Princípios Comuns da Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermagem

1 - Homeostasia do Sistema de Saúde

2 - Necessidades de Saúde

3 - Assistência preventiva

4 - Integrador do Setor de Saúde

5 - Trocas de Informações Intra Sistema Humano

6 - Facilitação das Trocas

7 - Ações Negentrópicas

8 - Abrangência do Ambiente

9 - Concorrência

10 - Equilíbrio Instável

11 - Princípio Genético-Histórico/Instantâneo

Princípio das Necessidades de Saúde

As necessidades de saúde são exigências de trocas de matéria, energia e informações entre os seres humanos e o ecossistema, cuja facilitação é atribuída ao Sistema de Saúde, com o objetivo de promover, preservar ou restaurar o maior nível de homeostasia permissível pelo seu potencial genético, história individual, fase etária e condições pessoais e ambientais atuais (intercâmbios instantâneos).

Corolários:

- A atenção às dependências em relação às necessidades de trocas de matéria, energia e informações entre o sistema homem e o ecossistema, a cargo do subsistema industrial terciário, prestador de assistência à saúde (sistema de saúde), constitui o processo assistencial de saúde.

- A assistência à saúde representa um aspecto parcial do atendimento às necessidades globais do homem.

- A assistência à saúde é um caso particular de atenção às necessidades do homem - as necessidades específicas de saúde.

Reportando-nos ao quinto princípio básico (Princípio das Dependências), podemos afirmar:

- O grau de dependência do ser humano em relação à satisfação de suas necessidades é diretamente proporcional ao nível de afastamento do ponto de otimização da homeostasia do processo de intercâmbio de matéria, energia e informações com o seu ambiente e das trocas entre seus diversos órgãos e aparelhos (trocas intersubsistências).

- O êxito do processo de promoção, preservação e restauração da saúde é diretamente proporcional à qualidade da assistência à saúde prestada pela equipe multiprofissional envolvida .

- A eficácia do processo de promoção, preservação e, restauração da saúde é diretamente proporcional à qualidade de assistência médica prestada.

- A eficácia do processo de promoção, preservação e, restauração da saúde é diretamente proporcional à qualidade dos cuidados de enfermagem prestada.

- A eficácia do processo de promoção, preservação e, restauração da saúde é diretamente proporcional à qualidade da assistência prestada pelos demais integrantes da equipe de saúde.

A assistência médica, a assistência de enfermagem e a assistência prestada pelos demais profissionais integrantes da equipe multiprofissional de saúde representam, cada uma de per si, aspecto parcial da assistência de saúde, necessitando de articulação e integração para assegurar a sua eficiência e eficácia..

A qualidade do produto final do aparelho prestador de assistência de enfermagem é uma exigência, cujo cumprimento, pode significar a diferença entre a vida e a morte, independentemente da natureza e qualidade da assistência médica prestada.

Para promover, manter ou restaurar a saúde, o homem tem necessidades: são as necessidades de saúde e, dentre estas, as necessidades de enfermagem.

As necessidades de saúde e as necessidades de enfermagem podem ser carências gerais, próprias de quaisquer situações (necessidades específicas), características de determinadas situações ou condições particulares.

As necessidades de saúde e as necessidades de enfermagem e a assistência prestada pelos demais integrantes da equipe multiprofissional de saúde são atendidas ou satisfeitas por assistência (serviços) de aparelhos que podem ser, assim, categorizadas:

- Atenção à Saúde:

- Sistema Industrial

- Subsistema Industrial Terciário ou Indústria de Prestação de Serviços

- Sub-subsistema de Saúde.

- Assistência de Enfermagem:

- Sistema Industrial

- Subsistema Industrial Terciário ou Indústria de Prestação de Serviços

- Sub-subsistema de Saúde

- Sub-sub-subsistema de Enfermagem


Princípio da Assistência Preventiva

Todo e qualquer processo assistencial à saúde deve ser considerado como atividade preventiva, atuando-se segundo os níveis de prevenção estabelecidos por Leavell & Clarkl5: Promoção da Saúde, Proteção Especifica, Diagnóstico e Tratamento Precoce, Limitação do Dano e Reabilitação, não devendo, em conseqüência, haver dicotomia entre os procedimentos de assistência de saúde de natureza preventiva e curativa.

Igualmente, não deve haver dicotomia entre a assistência de enfermagem de caráter curativo e a de natureza preventiva. O enfermeiro deve se constituir, predominantemente, em um profissional da saúde e não num profissional da doença, mas para isto se exigem conhecimentos profundos de Fisiologia, além da segurança, com que deve dominar os conteúdos das outras disciplinas ministradas nas Faculdades de Enfermagem ou em cursos de especialização e pós-graduação.

Em qualquer nível em que atue, o enfermeiro deve integrar sempre o processamento das atividades preventivas e curativas, com ênfase no enfoque de uma assistência global, “sistêmica”, holística.

As ações de enfermagem devem ser exercidas em qualquer situação, sempre e simultaneamente, quanto à promoção, proteção e recuperação da saúde.

Qualquer que seja a natureza da instituição e o nível de sua especialização, a assistência de enfermagem deve sempre ser prestada nos níveis de promoção, proteção e recuperação da saúde.

A assistência de enfermagem ao indivíduo (família, comunidade) deve ser permanente e contínua, tanto na situação de doença como na de higidez.

As ações de enfermagem, em relação ao paciente hospitalizado, devem ser ininterruptas, durante as vinte e quatro horas do dia. (Princípio da Assistência Contínua, da Teoria Sistêmico-Ecológica de Enfermagem).


Princípios Básicos da Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética


A Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermagem é constituída pelos Princípios Específicos que constituem o cerne da teoria, pelos Princípios Comuns às Ciências da Saúde e da Enfermagem e, integrado ainda, pelos Princípios Básicos (ou Princípios Gerais), abaixo enumerados, os quais são compartilhados com o Sistemismo Ecológico Cibernético:

1 - Universo Sistêmico

2 - Universalidade Ecológica

3 - Ecologia Sistêmica

4 - Sistemismo Cibernético

5- Paradigma Cibernético

6 - Homem Sistêmico-Cibernético

7 - Homeostasia dos Sistemas

8 - Necessidades Globais

9 - Dependências

10 - Antagonismo Negentrópico/Entrópico

11 - Negentrópico-Dialético-Cibertnético da Matéria Viva

12 - Anulação da Negentropia

13 - Tanatoteleonomia

14 - Princípio da Dialética dos Sistemas Vivos

15 - Princípio da Multicausalidade

16 - Integração Intra-sistêmica

17- Princípio da Integração entre o Sistema-Metassistemas-Ambiente

18- Auto Organização e Auto Regulação

19- Concorrência

20- Genético-Ambiental

21- Ações Simultâneas

22 - Adequação do Ambiente

23 - Evolução

Princípio das Necessidades Globais.

As necessidades globais do sistema humano (de natureza bio-psico-sócio-espirituais) podem ser referidas em termos de exigências de trocas de matéria, energia e informações entre este sistema e o ambiente, a fim de possibilitar a homeostasia de sua estrutura (física), da sua composição (química) e da sua fisiologia (físico-química) e de atingir o maior nível de integração no ecossistema, para consecução da sua teleonomia individual, da comunidade, da sociedade e, a da própria espécie humana.

Na dependência de fatores genéticos e de fatores ambientais (sócio/culturais, familiares, nível de instrução, de percepção e outros), variam as necessidades, mas, nem sempre, o homem tem consciência de suas reais necessidades e, em conseqüência, podemos afirmar:

Em razão do nível de diferenciação individual do sistema humano e das relações com o ambiente, varia a sua consciência quanto às necessidades próprias.

Podemos, então, classificar as necessidades do ser humano em necessidades sentidas e, necessidades não sentidas.

O homem é, muitas vezes, dependente de outrem para satisfazer às suas necessidades.

O ser humano tem necessidades de toda ordem. O conjunto de todas as necessidades humanas constitui as suas necessidades globais.

As necessidades globais podem ser classificadas em necessidades gerais e, necessidades específicas.

As necessidades gerais são aquelas próprias de qualquer ser humano, em qualquer situação.

As necessidades específicas são exigências peculiares a determinadas situações ou condições em que o homem se encontre, no momento.

Para atender às necessidades do homem, existe todo um complexo sistema industrial.

Conforme sua natureza, as necessidades são atendidas por determinados setores do sistema industrial, ou seja, por um ou outro de seus subsistemas.

As necessidades são satisfeitas pelas utilidades. Portanto, designamos como utilidades tudo que é capaz de satisfazer necessidades.

Todas as necessidades podem ser sintetizadas sob a rubrica de necessidades de trocas de matéria, energia e informações.

As utilidades também podem ser referidas em termos de matéria, energia e informações.

As utilidades correspondem ao produto final do sistema industrial:

primário, secundário e terciário (seus subsistemas).

Cada subsistema do sistema industrial, através do seu produto final - bens ou serviços - atende a um conjunto de necessidades que lhe são pertinentes.

Bens ou serviços representam, portanto, utilidades.

O sistema humano, para atingir seu próprio "telos", assim como o da espécie, possui um conjunto de necessidades, as necessidades globais, as quais podem ser traduzidas como necessidades de natureza bio-psico-sócio-espirituais, sendo que estas compreendem:

- As necessidades básicas e

- As Necessidades complementares.

O ser humano satisfaz suas necessidades, por si mesmo ou, na dependência de ajuda de outras pessoas e/ou de outros sistemas, segundo o:

Princípio das Dependências

O sistema humano é, em grande parte, dependente de outrem em relação à satisfação de suas necessidades de trocas de matéria, energia e informações com o ambiente.

Corolários:

- As dependências do homem, em relação às necessidades de trocas de matéria, energia e informações com o ambiente, podem ser parcial ou totalmente supridas pelos subsistemas (primário, secundário e terciário) do sistema industrial.

- As dependências do homem em relação a determinadas necessidades podem ser parcial, ou totalmente, satisfeitas por um determinado setor do sistema industrial terciário (indústria de prestação de serviços) - o sistema de saúde.

- A dependência do homem em relação à determinada necessidade pode ser parcial ou totalmente atendida ou satisfeita por um ou mais setores do sistema de saúde, como o subsistema de enfermagem.

- As dependências do homem (família, comunidade, sociedade), em relação às necessidades de saúde e as necessidades de enfermagem, podem ser caracterizadas como carências totais ou parciais e classificadas segundo os níveis de prevenção de Leavell & Clark18 (adaptado).

- Os produtos finais ("output") do processo industrial (primário, secundário ou terciário) capazes de satisfazer às necessidades do homem (bens ou serviços) são designados como "utilidades”.

- Os serviços - representam o produto final do subsistema industrial terciário ou indústria de prestação de serviços - correspondendo, pois, a utilidades.

- A assistência em saúde e os cuidados de enfermagem constituem modalidades de serviços ou utilidades produzidas pelo sistema industrial terciário (subsistema de saúde, sub-subsistema de enfermagem) e/ou, por outros sub-subsistemas do subsistema de saúde.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial