Enfermagem e Suas Teorias (Blog N. 393) Parceria: O Porta-Voz e Painel do Coronel

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Ensino das Teorias de Enfermagem Baseado em Estudo de Caso - Ana Paula de Assis Sales da Silva


Goiânia, 07 de novembro de 2005.

ENSINO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM BASEADO EM ESTUDO DE CASO.

Ana Paula de Assis Sales da Silva

Trata-se de um relato de experiência, ocorrido durante o ensino - aprendizagem das Teorias de Enfermagem no desenvolvimento da disciplina de Bases Conceituais do Cuidar no 3o semestre do Curso de Enfermagem da Universidade para Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal no município de Campo Grande – Mato Grosso do Sul, entre fevereiro e julho de 2004. Para tal, foram entregues a cada grupo de acadêmicos, constituídos de cinco membros, casos hipotéticos, baseados em aspectos clínicos e epidemiológicos da prática assistencial de diversas áreas de atuação profissional. Os casos apresentados foram da área de saúde da mulher com enfoque nos aspectos culturais do processo saúde - doença no contexto da saúde familiar indígena e a teoria proposta para a resolutividade dos problemas apresentados foi a de Madeleine Leininger; O segundo caso proposto foi de um cliente renal crônico e a teoria de enfermagem utilizada foi a de Imogene King; o terceiro caso constituiu-se de um pós-operatório de cliente na terceira idade com complicações por apendicectomia e a teoria proposta foi a de Virginia Henderson. Teve por objetivo aproximar o desenvolvimento do processo de ensino das teorias de enfermagem com a prática assistencial de enfermagem permitindo assim, que os conceitos e pressupostos das mesmas fossem internalizados e apreendidos pelos acadêmicos. Embora os casos apresentados tenham partido de uma realidade ainda não vivenciada por alguns alunos dos grupos, foi possível por meio das discussões e leituras efetuadas para a resolução dos problemas a apreensão dos conceitos e pressupostos da teoria de enfermagem. A técnica de aprendizagem baseada em estudo de caso na disciplina propiciou a elaboração de um exercício pedagógico dinâmico, onde a sistematização da assistência pode ser praticada, mesmo que de uma forma embrionária, levando-se em conta a fase de formação, ou seja, 3o semestre do curso de enfermagem. Entende-se que a utilização das teorias de enfermagem e do processo de enfermagem permite individualizar a assistência prestada, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades do autocuidado da clientela assistida. Compreende-se que as teorias são subsídios importantes na formação acadêmica, pois, permite ao aluno contemplar o ser humano sob um prisma conceitual holístico, fornecendo base para uma prática baseada em evidências cientificas.

Correspondência para: Ana Paula de Assis Sales da Silva, e-mail: lucasss@terra.com.br

Fonte:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/57cbe/resumos/665.htm

1 Comentários:

Às 16 de outubro de 2007 às 10:58 , Blogger Nanda Nascimento disse...

Voltarei aqui com calma, várias informações interessantes, sou acadêmica de enfermgem do 6º período,
até breve!!
Além do Dália tenho um outro blog em parceria com uma amiga de sala o:
http://oxdosexo.blgspot.com
Abraços!!

 

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