Enfermagem e Suas Teorias (Blog N. 393) Parceria: O Porta-Voz e Painel do Coronel

domingo, 7 de outubro de 2007

Wanda Horta e Rosalda Paim: Duas teoristas (brasileiras) da Enfermagem


CORPOANÁLISE (1)

CORPOANÁLISE 1 (Substratos de minicurso criado e ministrado por Carlos Roberto Fernandes na VIII Semana de Eventos das Faculdades Tecsoma, de 25 a 27/10/2005, sob o título "Semiótica do Cuidado: Nova Semiologia para a Enfermagem)

No Brasil, o primeiro modelo metodológico de processo de enfermagem (PE) foi proposto e aplicado pela teorista de enfermagem Vanda de Aguiar Horta.

Em 1965, na disciplina de Fundamentos de Enfermagem, Horta introduz um roteiro de observação sistematizada para pessoas hospitalizadas, por ela denominado histórico de enfermagem;[1] relata ter iniciado a aplicação do Histórico de Enfermagem, elaborado em conjunto com suas alunas, num estudo piloto em 1969 e que em 1971 aplicaram aquele roteiro em mais de 500 pessoas hospitalizadas.[2] Em 1979 é publicado seu livro "Processo de Enfermagem".

Processo de enfermagem (PE) é um método de resoluções de problemas de enfermagem, usado no exercício da consulta de enfermagem e cuja finalidade é a assistência de enfermagem: o PE de Vanda Horta compõe-se de Histórico de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Plano Assistencial, Prescrição de Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Prognóstico de Enfermagem.

Vários são os modelos vigentes de PE, com variações de fases e de nomenclatura, embora todas as variações mantenham as cinco etapas tradicionais criadas pelas enfermeiras norte-americanas na primeira metade dos anos da década de 1970: Histórico, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação de Enfermagem.

Do ponto de vista teórico, Vanda Horta translitera para a enfermagem uma parte da teoria da motivação humana do psicólogo Abraham Maslow (1908-1970) e a terminologia de necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais do padre João Mohama; para Horta, a finalidade da enfermagem é atender ou assistir o indivíduo em suas supostas necessidades humanas básicas afetadas e promover o autocuidado.

Autocuidado ou cuidado de si é outra teoria de enfermagem, desenvolvida entre 1971 e 1980 pela enfermeira norte-americana Dorothea Orem.



[1] Horta, Vanda de Aguiar. A Observação sistematizada como base para o diagnóstico de enfermagem. Rev Bras Enferm, Rio de Jeneiro (RJ) 1971 jul/set;24(5):46-53.

[2] Horta, Vanda de Aguiar. A Metodologia do processo de enfermagem. Rev Bras Enferm, Rio de Jeneiro (RJ) 1971 out/dez;24(6):81-95.



Escrito por carlosfernandes às 23h23
[(0) Comente a mensagem lida] [envie esta mensagem]


Fonte: Blog

http://cienciadocuidado.zip.net/

Notícas sobre Rosalda Paim:

http://www.google.com.br/search?q=Deputada+rosalda+paim&hl=pt-BR&pwst=1&start=20&sa=N


CORPOANÁLISE (2)

O trabalho de sistematização da assistência de enfermagem e a proposição de uma nova teoria de enfermagem, realizados por Horta, teve duas motivações, por ela mesma colocadas: falta de sistematização dos conhecimentos de enfermagem; erro de se estudar a enfermagem em função do saber e da prática médica de cuidado a determinadas doenças.[1]

No estudo do pensamento de Vanda Horta, para o trabalho de enfermagem torna-se clara a especificidade do saber e da prática de enfermagem mediante diagnóstico e assistência às necessidades humanas básicas afetadas de pessoas hospitalizadas; ou seja, a teoria de enfermagem e a metodologia do processo de enfermagem utilizadas por aquela teorista foram concebidos (para) e aplicados na especialidade de enfermagem hospitalar e não para a especialidade de enfermagem de saúde pública. Esta afirmação obviamente contradiz o trabalho coletivo realizado atualmente em Curitiba-Paraná para construção e implementação de uma nomenclatura de diagnósticos e intervenções de enfermagem na rede básica de saúde e que se utiliza do pensamento, da nomenclatura e do processo de enfermagem com Vanda Horta.

Revisando e ampliando o trabalho teórico-metodológico de Vanda Horta, em 1978 é proposta a teoria sistêmica de enfermagem por Rosalda Cruz Nogueira Paim, fundamentalmente diferente da teoria das necessidades humanas básicas (NHB), usada por Horta: para Rosalda Paim é impossível a enfermagem atender às NHB dos indivíduos; mantendo-se restrita à especialidade da enfermagem hospitalar, essa teorista defende que o factível é reconhecer e atender às necessidades gerais, comuns a todas as pessoas hospitalizadas e às necessidades específicas, relacionadas à doença de cada uma delas.

Na proposta de Rosalda Paim, gerais e específicas em conjunto formam o conceito de necessidades globais ou necessidades de assistência de enfermagem.



[1] Horta, Vanda de Aguiar.Contribuição para uma teoria de enfermagem. Rev Bras Enferm, Rio de Jeneiro (RJ) 197o jul/dez; 23(3, 4, 5 e 6):119-125.



Escrito por carlosfernandes às 23h25
[(0) Comente a mensagem lida] [envie esta mensagem]

Fonte: Blog

http://cienciadocuidado.zip.net/


Leia sobre Rosalda Paim:

http://www.google.com.br/search?q=Deputada+rosalda+paim&hl=pt-BR&pwst=1&start=20&sa=N





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial