Enfermagem e Suas Teorias (Blog N. 393) Parceria: O Porta-Voz e Painel do Coronel

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Teorias de Enfermagem: Teoria das Necessidades Básicas e Teoria Sistêmica

"Do ponto de vista teórico, Vanda Horta translitera para a enfermagem uma parte da teoria da motivação humana do psicólogo Abraham Maslow (1908-1970) e a terminologia de necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais do padre João Mohama; para Horta, a finalidade da enfermagem é atender ou assistir o indivíduo em suas supostas necessidades humanas básicas afetadas e promover o autocuidado. Autocuidado ou cuidado de si é outra teoria de enfermagem, desenvolvida entre 1971 e 1980 pela enfermeira norte-americana Dorothea Orem." Transcrito de CORPOANÁLISE (1)

Fonte: Blog
http://cienciadocuidado.zip.net/


"Revisando e ampliando o trabalho teórico-metodológico de Vanda Horta, em 1978 é proposta a teoria sistêmica de enfermagem por Rosalda Cruz Nogueira Paim, fundamentalmente diferente da teoria das necessidades humanas básicas (NHB), usada por Horta: para Rosalda Paim é impossível a enfermagem atender às NHB dos indivíduos; mantendo-se restrita à especialidade da enfermagem hospitalar, essa teorista defende que o factível é reconhecer e atender às necessidades gerais, comuns a todas as pessoas hospitalizadas e às necessidades específicas, relacionadas à doença de cada uma delas.

Na proposta de Rosalda Paim, gerais e específicas em conjunto formam o conceito de necessidades globais ou necessidades de assistência de enfermagem." Transcrito de CORPOANÁLISE (2)

Fonte: Blog
http://cienciadocuidado.zip.net/


NOVA ENFERMAGEM

"Em 1978, revisando o pensamento de Vanda de Aguiar Horta, Rosalda Cruz Nogueira Paim conclui pelo fato de que a Teoria das Necessidades Básicas é insatisfatória para orientar os objetivos da assistência de enfermagem: propõe, embora sem superar a lógica hospitalocêntrica e biomedicocêntrica, a Teoria Sistêmica de Enfermagem e, quanto às necesssidades básicas, supera-as pelo conceito de necessidades globais, divididas em gerais e específicas.

As bases lógica, metodológica e epistemológica do pensamento tanto de Vanda de Aguiar Horta quanto de Rosalda Paim são a história da doença (campo da Antropologia Médica) e a história dos sinais e sintomas de doenças (campo da Semiologia e da Sintomatologia Médica). Talvez por isso, apesar da Teoria Sistêmica de Enfermagem (uma aplicação dos princípios da Teoria Geral dos Sistemas de Ludwig von Bertalanffy), a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) mantém-se no Brasil moldada na história da doença ou no conceito negativo de saúde e na historiografia da doença por sinais e sintomas das mesmas presentes em fragmentos do corpo." (Transcrito de EDUCAÇÃO, ENFERMAGEM E CUIDADO)

Fonte:

http://www.historiaecuidado.xpg.com.br/5.html


De Rosalda Paim:


"Inspirados em idéias de Mario Chaves, a partir do ano de 1972, redirecionamos nossos trabalhos práticos e, conseqüentemente, sua descrição, passando a utilizar a "abordagem sistêmica", sobretudo porque estes trabalhos já vinham se desenvolvendo, mais ou menos nessa linha, por influência de literatura que continha a chancela da Organização Mundial de Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde.

Com base em nossas experiências no ensino e, nas atividades assistenciais de enfermagem, até então, ao longo de cinco lustros e, na Teoria Geral dos Sistemas, bem como em outros setores do conhecimento, elaboramos, a partir de 1969, a "Teoria Sistêmica de Enfermagem", no bojo de Tese de Livre-Docência, defendida na Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro, em 1974."

A Teoria Sistêmica de Enfermagem foi republicada, em sua versão original, no livro "Problemas de Enfermagem Centrados nas Necessidades do Paciente", Rio de Janeiro, Luna, 1978 e, com reajustes em outros livros, de nossa autoria.

Bibliografia:

1 - PAIM, R. C. N. - Metodologia Científica e Enfermagem. - Tese de Livre Docência defendida na Pontifícia Universidade Católica (PUC), para aquisição do título de Doutor - Rio de Janeiro -1974 - Volume I: 191 p. - Volume II: 292 p.

2 - ___________. - Problemas de Enfermagem e Terapia Centrada nas Necessidades Paciente - Rio de Janeiro, Luna, 1978.

3 - __________ - A Disciplina de Enfermagem Materno-Infantil num Programa de Assistência Integrada: Ensino, Pesquisa e Extensão - Rev. Bras. Enf. 31: 417 - 422, 1978.

4 - __________ - Diagnóstico de Educação em Enfermagem - Um modelo Operativo na Área Materno-Infantil como Estratégia de Ensino - Monografia de Mestrado - Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, 1979. 363 p.

5 - ____________ - Metodologia Científica em Enfermagem - Rio de Janeiro - Ed. do Autor - 1980. 173 p.

6 - ____________ - Metodologia Científica em Enfermagem - Prefácio de Rose Marie Muraro - Rio de Janeiro. - Editora Espaço e Tempo, 1986. 211 p.

7 - ___________. - Um paradigma para a Enfermagem - Teoria Sistêmico-Ecológica - Rio de Janeiro - CDB - Gráfica & Editora - 1991. 117 p.

8 - PAIM, E. & PAIM, R.C.N. - Sistemismo Ecológico - Um Paradigma Holístico - Lambari (MG) - Informática & Editoração, 1998.

9 - PAIM, E. & PAIM, R.C.N. - Sistemismo Ecológico - Um Paradigma Holístico -2a. Edição - Lambari (MG) - Informática & Editoração, 2001. 208 p.

10 - PAIM, E. & PAIM, R.C.N. - Sistemismo Ecológico -Um Paradigma Holístico - 3a. edição - Varginha (MG) - Gráfoca Sul Mineira, 2004. 342 p.


Rosalda Paim na Internet:


http://www.google.com.br/search?q=Deputada+rosalda+paim&hl=pt-BR&pwst=1&start=20&sa=N

1 Comentários:

Às 19 de outubro de 2009 às 06:38 , Blogger Neisa Fontes disse...

Apenas uma pequena correção: o nome correto da Teorista é Wanda de Aguiar Horta e não Vanda Horta.
Grata,
Profª Neisa Lourenço

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial