Enfermagem e Suas Teorias (Blog N. 393) Parceria: O Porta-Voz e Painel do Coronel

sábado, 7 de janeiro de 2012


A Educação Infantil na Creche Comunitária Rosalda Paim/UFF

Para ler esta postagem, na íntegra, clique no seguinte LINK:

http://rosaldapaimuff.blogspot.com/2010/05/rosalda-paim.html




ROSALDA PAIM

A Educação Infantil na C.C. Rosalda Paim/uff tem como objetivo principal proporcionar condições para o crescimento integral da criança, cujo eixo de orientação e aprendizagem seja seu desenvolvimento; respeitando-a, colaborando para a construção de uma auto-imagem positiva, a partir da descoberta de si, estimulando-a na busca de novos conhecimentos; incentivando a partir de um processo lúdico, o espírito investigador e pesquisador, visando à formação de indivíduos capazes de gerenciar com êxito o conhecimento. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Favorecer o desenvolvimento infantil, nos aspectos motor, intelectual e sócio-emocional.
Promover a ampliação das experiências e dos conhecimentos infantis, estimulando o interesse da criança pequena pelo processo de transformação da natureza e pela dinâmica da vida social.
Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio e permitir à criança descobrir e elaborar hipóteses.
Oferecer oportunidades de fortalecimento da auto-estima e de construção da identidade.
Construir uma forma privilegiada de aprender, onde o ambiente lúdico envolva criativamente a criança no processo educativo.
Valorizar o trabalho cooperativo, possibilitando a divisão de responsabilidade e funções, para que as crianças atuem desta forma também na sociedade.
Enfatizar o início da vida social, segurança e independência num ambiente afetivo e acolhedor, onde a criança sinta prazer em aprender.
Normas EDUCAÇÃO INFANTIL
a) Agenda: 

Este é um dos nossos meios de comunicação. A família deve manter os dados do aluno sempre atualizados, principalmente os telefones de contato. Todas as informações relevantes devem ser registradas na agenda pela professora e pelos pais. A mesma deve ser lida e rubricada diariamente.


b) Horário:


Entrada Saída

Integral: 08h00 16h30min
IMPORTANTE:

Entrada: Os pais ou responsáveis deverão conduzi-las até o prédio da Educação Infantil, deixando-as com o profissional da escola. 

Atrasos: O aluno que chegar atrasado deverá ser encaminhado à Direção. A receptor entrará em contato com a Coordenação, que autorizará a entrada do aluno e o recepcionará na Educação Infantil
Saídas: Só é permitida a saída dos alunos, 10 minutos antes do horário estabelecido, 16h20 . A antecipação exagerada acarreta interrupção das atividades realizadas pelas crianças e professores e pode gerar constrangimentos. Caso haja necessidade da saída do aluno antes do horário previsto, a Creche deve ser avisada. Dessa forma todos podem se preparar com a devida antecedência. Saídas após às 17h00min:O aluno aguardará os pais ou responsáveis na Coordenação.
a) Salas de aula: Durante o período de aula os pais ou responsáveis devem evitar sua presença no ambiente das salas ou proximidades.

b) Autorização: Os pais ou responsáveis podem autorizar outra pessoa a buscar a criança; porém, esta será liberada mediante autorização por escrito na agenda do aluno.

c) Uniforme: Deve estar identificado com o nome do aluno e turma (sugestão: caneta ACRILPEN ou bordado). A creche não se responsabilizará pelos materiais e uniformes não identificados.
d) Achados e Perdidos: Os objetos encontrados estarão à disposição na Coordenação.

e) Medicamentos: A creche não ministra medicamentos. Caso o aluno esteja tomando medicamentos com orientação médica, o responsável deverá mandá-lo, com as devidas orientações por escrito na agenda. Em situação de emergência a Coordenação da creche entrará em contato com os pais ou responsáveis.
f) Aniversário: Com o objetivo de valorizar a vida, o aniversário do aluno poderá ser festejado na creche.
Por tanto, fica estabelecido que:
- Não é permitido distribuir convites;
g) Adaptação: Este período é fundamental para a criança recém chegada e visa o bem estar, acolhimento e segurança do aluno. Para tanto, solicitamos que pais ou responsáveis busquem a criança mais cedo. A Coordenação designará um tempo determinado, dependendo da adaptação de cada criança.
h) Horário de atendimento: Os pais ou responsáveis poderão conversar com a professora em horário previamente marcado. O agendamento é feito com a Coordenação.

i) Acompanhamento: O acompanhamento diário das atividades escolares deve ser uma constante, ajudando-os a desenvolver a responsabilidade, a autonomia e o hábito de estudo. É importante que a criança seja estimulada em casa

. Atividades
Na Educação Infantil, neste início do processo de aprendizagem, o mais importante é incentivar nas crianças o gosto pelas descobertas. É essencial que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Ao mesmo tempo a criança é estimulada a construir relações e se socializar. Por intermédio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, desenvolvemos os conceitos básicos presentes em seu dia-a-dia.
a) Visitas culturais: Durante o ano letivo, teremos atividades extracurriculares como passeios com finalidade pedagógica; os pais ou responsáveis serão comunicados com antecedência quanto ao roteiro, o valor que deverá ser enviado e o pedido de autorização previamente agendada.


b) Material de sucata e outros: Durante o ano letivo, a professora poderá fazer a solicitação de um determinado material alternativo (sucata), sendo requerido por escrito.
c) Música: Seu objetivo é fazer com que a criança desenvolva gosto pela música, a sensibilidade e a percepção auditiva. Experiências realizadas na Alemanha comprovaram que o fazer musical desenvolve o raciocínio lógico da criança, além de incentivar a criatividade e a improvisação e desenvolver as capacidades socioafetivas, motoras e cognitivas.



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